Conheça Brodowski


O surgimento, bem como a história da cidade de Brodowski estão estreitamente ligados aos projetos de de expansão da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século passado.

Com a concessão obtida junto ao governo, através da Lei n.º 18, de 21 de março de 1872, a Cia. Mogiana iniciou em 1873 a construção da ferrovia Campinas a Mogi-Mirim, com ramal até a cidade de Amparo. O prolongamento, às margens do Rio Grande, passando por Casa Branca, concorreu, mais tarde, para o nascimento da cidade de Brodowski.

Em 1875, a 03 de maio, a primeira etapa da obra estava cumprida; o trem já chegava a Jaguariúna (antiga Jaguari). Em agosto, atingia Mogi-Mirim. E, ainda no mesmo ano, era inaugurado o ramal de Amparo.

E a Estação de Casa Branca foi aberta ao público no dia 14 de janeiro de 1878. E m 16 de agosto de 1882, o trem chegava a São Simão. E, em novembro de 1833, parava em Ribeirão Preto, a "Capital d!Oeste".

Em 1886, deu-se a inauguração da Estação de Batatais.

Em continuidade ao projeto de expansão, os trilhos da Mogiana alcançaram a cidade de Franca, em abril de 1887.

Finalizando o plano de expansão previsto para esta região, foi inaugurada a Estação de Jaguara, localizada às margens do Rio Grande, em terras de Minas Gerais.

Quando da inauguração da Estação de Batatais, as terras da Fazenda Belo Monte, entre Visconde de Parnaíba e Batatais, passaram a ser cortadas pelos trilhos da Mogiana.

Em 1892, o Cel. Lucio Eneas de Melo Fagundes, proprietário da Fazenda Belo Monte, propôs à Cia. Mogiana a doação de área em suas terras para a construção de uma estação naquele local.

Os fazendeiros vizinhos ao Cel. Lucio, juntamente com outros da região, entusiasmaram-se com o projeto e passaram a apoiá-lo junto à Cia. Mogiana.

O pedido dos fazendeiros obeve especial atençaão do inspetor geral da Cia. Mogiana àépoca, o engenheiro polonês Dr. Alexandre Brodowski.

Uma vez concretizada a doação e devidamente documentada por escritura, tiveram início as obras de construção da estação, com armazém e um pátio para manobras.

A inauguração desta estação deu-se no dia 05 de setembro de 1894, a cidade estava nascendo...

Em homenagem ao seu inspetor geral, a Cia. Mogiana deu à estação o nome de "Engenheiro Brodowski", mais tarde apenas "Brodowski".

A cidade de Brodowski teve sua emancipação política quando, em 22 de agosto de 1913, através da Lei n.º 1381, foi elevada à categoria de Município.

 

NÚMEROS GERAIS
Fundação: 1913
Altitude: 861 m 
População: 17.288 habitantes
Área Total: 280,6 km²
Dens. Demográfica: 61,61 hab/km²
CEP: 14340-000
Clíma: Tropical
Topografia: Plano
Jurisdição: Comarca de Batatais
Solo: Terras roxas, arenosas e mista

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES
Batatais
Jardinópolis
Altinópolis
Serrana
Ribeirão Preto

COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Latitude: 21o 00' Sul
Longitude: 47o 39' W. Gr.

HIDROGRAFIA
Rio Pardo, Ribeirão do Adão e Ribeirão do Furquim

DISTÂNCIA
Capital - 337 Km

Acessos
SP 330 - Rod. Anhanguera
SP 334 - Rod. Cândido Portinari